12 de abril de 2011

Niterói: a cidade mergulhada em irregularidades

Andar nas ruas é impossível, estacionar o carro é um dilema e nenhuma fiscalização para barrar
Por Anne Araujo
     Quem passa por Niterói, não é preciso andar muito para enxergar as inúmeras irregularidades existentes na cidade. Aceitar a livre atuação dos flanelinhas em diversos pontos da cidade, andar em ruas esburacadas e competir espaço no Centro com os camelôs são alguns exemplos do que vem acontecendo na cidade. Aparentemente, a cidade foi esquecida pelas autoridades e o sentimento é de que a população será obrigada a conviver com isso para sempre.
O que terá acontecido com Niterói? Uma cidade que num passado não muito distante trouxe orgulho a seus moradores por ostentar o título de Melhor Cidade em Qualidade de Vida no Brasil. Agora os moradores se envergonham, pois Niterói tem ostentado o título de “Cidade Sem Prefeito” ou “Cidade Sem Lei”. Existe um movimento no twitter que usa a hashtag #acordajorge para expor algum problema ou denunciar algo na cidade. Além disso, Niterói é um dos locais mais reclamados no twitter da coluna “Ilegal e Daí?”, do Jornal O Globo, onde também são denunciadas as diversas irregularidades.
Não é fácil para os niteroienses ter que conviver com essa nova realidade. Além disso, uma pesquisa da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) mostrou que Niterói é a cidade que mais arrecada IPTU no Estado do Rio de Janeiro. A média em 2009 foi de R$ 299,79 por habitante. No entanto, no quesito investimentos Niterói apareceu muito abaixo das primeiras colocações e ficou com o 80º lugar. A média de arrecadação de 2010 ainda não foi divulgada.
Apesar de verem suas cobranças serem ignoradas, a população não cansa de exigir o mínimo para poder voltar a sentir o orgulho dos velhos tempos.  “São coisas simples como uma fiscalização que fará toda a diferença”, sugeriu Rodrigo Coutinho para a solução inicial dos problemas. “Niterói mudou muito e em pouco tempo. Lembro que era uma cidade organizada e limpa visualmente. Os problemas não estão concentrados em um só local, eles se espalham por toda a cidade”, ressaltou ele. Rodrigo mora no Fonseca, estuda no Centro Universitário Plínio Leite (Unipli) e circula por toda a cidade. “Sou obrigado a encarar o mar de camelôs que invadem as calçadas da Av. Rio Branco e tumultuam o movimento das pessoas e das lojas. Falta tudo, não só no Centro como em todos os bairros, desde policiamento à estacionamento”, desabafou ele.
A auditora, Carolina Cunha, cobra um espaço para abrigar os camelôs e ações que ajam contra os flanelinhas de São Francisco. “Niterói foi abandonada e a população sofre com a falta de investimentos. Estou cansada de competir espaço nas ruas e de ser vítima do abuso dos flanelinhas. Em qualquer lugar que se tente estacionar tem um. Dou dinheiro porque tenho medo, me sinto coagida, mas sei que é um absurdo. A cidade está largada às moscas. Isso é uma vergonha. Quem perde com isso é o comércio e a população, é claro. Isso afasta turistas e mancha o nome de Niterói.” desabafa a jovem.  
A estudante de Letras, Luiza Miranda, é mais radical. “Muitas vezes deixo de comprar algo no Centro por causa da bagunça. Tenho que ficar desviando dos camelôs e dos distribuidores de papéis e isso me faz perder muito tempo. Nunca vi a Guarda Municipal atuando contra essa desordem, muito pelo contrário, vejo os guardas perto dos camelôs, parecem até amigos. Outro mal de Niterói são os flanelinhas, mas eu nunca dou dinheiro, acho uma audácia eles ficarem cobrando por um serviço que não existe. Isso não é trabalho, é uma coisa ilegal e eu não contribuo com isso, acho que é como se eu tivesse comprando um celular roubado.”
Sexta-feira passada, (08) a Polícia Civil fez uma operação contra a ação de flanelinhas na orla de São Francisco, depois de denúncia feita pelo Jornal O Globo. Na ocasião 20 flanelinhas foram detidos, autuados por exercício ilegal da profissão e liberados. No sábado, (09) e no domingo, (10) todos estavam lá de novo.
A população quer soluções práticas. São muitas as reclamações e denúncias em prol do bem estar na cidade, pois todos lutam para que Niterói volte a ter a boa fama de ontem.

6 comentários:

  1. Vamos comentar galera!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Excelente matéria, gostei muito. Infelizmente é a realidade de nossa cidade no momento, espero que no futuro isso mude, estavamos precisando de uma mudança já, que esse futuro seje logo.

    ResponderExcluir
  3. ola.obrigada por comentar e me seguir..
    volte sempre..

    eu sou minas gerais, para mim e muito interessante saber sobre outros estados..
    estou te seguindo tbm..

    abraços..

    ResponderExcluir
  4. Muito bem escrita e ótimamente desenvolvida.
    Niterói tá assim mesmo, vejo isso diariamente, e o pior é que não fazemos nada a respeito, parece que de tanto sofrer acostumamos com o sofrimento diário.
    continue seu ótimo trabalho!

    By: Denilson Baniwa

    ResponderExcluir
  5. Mandou bem Anne !
    se cada um cobrar e cumprir sua parte
    tudo já começa a mudar !

    Boa iniciativa !!

    ResponderExcluir
  6. Adorei ter participado da matéria e ter mostrado minha indignação!

    ResponderExcluir